skip to Main Content

FatorC

O FatorC é um programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) que visa estimular a coesão social e económica em Alcabideche e São Domingos de Rana.

O DLBC é um instrumento da União Europeia, enquadrado na Estratégia Europa 2020 e no Acordo de Parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia – Portugal 2020, e tem como premissa de base uma lógica de proximidade e coesão das comunidades.

Trata-se de uma abordagem centrada num território, que se pretende estreitamente ligada ao tecido social, económico e institucional de cada território, pretendendo promover o desenvolvimento, diversificação e competitividade da economia e a melhoria das condições de vida das populações.

Na prática, as entidades são convidadas a criar uma Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL), através da participação no Grupo de Ação Local (GAL), onde são adotadas e definidas medidas para estimular e desenvolver a economia, de forma a melhorar as condições de vida das populações no território intervencionado. Esta é a característica mais distintiva do DLBC.

Ao FatorC foi atribuído um fundo, proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu (FSE), para a execução da EDL. Até ao final de 2020, o FatorC é responsável pela gestão de 2.5M€ com o objetivo de responder às necessidades evidenciadas nas freguesias de Alcabideche e São Domingos de Rana, sob o compromisso de valorização dos recursos endógenos do território.

As necessidades evidenciadas resultaram na identificação de dois problemas:

A. Elevada taxa de desemprego da população
B. Percursos educativos e formativos incompletos que reproduzem desigualdades de oportunidades

Para aumentar o número de empregados e de jovens com percursos educativos e formativos completos definiu-se a EDL assente em três objetivos estratégicos:

1 . Promover iniciativas de mercado de base local que gerem emprego e autoemprego
– Apoiando projetos inovadores que apresentem modelos de negócio assentes nas vantagens competitivas de Alcabideche e São Domingos de Rana

2 . Contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades no acesso ao emprego
– Reforçando as condições de acesso a emprego e à criação do autoemprego de grupos vulneráveis

3 . Criar oportunidades que facilitem a transição dos jovens para a vida ativa
– Garantindo o desenvolvimento de competências transversais – mobilizadoras de conhecimento, capacidades e atitudes – junto dos jovens da comunidade escolar.

Enquanto rede mobilizadora de entidades no território, o FatorC promove uma cultura de aprendizagem e partilha de informação sistemática, visando o desenvolvimento sustentável do território.

Para esse efeito, o FatorC dinamiza e presta apoio técnico, numa abordagem integrada e em parceria com as entidades pertencentes ao GAL, orientando a sua atuação sempre para benefício da comunidade local e estimulando o emprego e o desenvolvimento de competências transversais nos jovens, como forma de quebrar a reprodução do ciclo de pobreza.

Conheça as 26 localidades que integram a área de intervenção do FatorC:

Alcabideche: Abuxarda, Adroana, Alcabideche, Alcoitão, Alvide, Amoreira, Atibá, Atrozela, Bairro da Cruz Vermelha, Bicesse, Cabreiro, Carrascal de Alvide e Manique.

São Domingos de Rana: Abóboda, Cabeço de Mouro, Caparide, Conceição da Abóboda, Matarraque, Matos Cheirinhos, Outeiro de Polima, Polima, São Domingos de Rana, Talaíde, Tires, Trajouce e Zambujal.

O GAL do FatorC é constituído por 44 entidades, com sede no concelho de Cascais.

 

A Associação de Beneficência Luso-Alemã (ABLA) é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento e uma Instituição Particular de Solidariedade Social.

A ABLA tem como objetivo apoiar pessoas vulneráveis, desenvolvendo ações humanitárias junto das populações menos favorecidas.

close
A Associação para o Estudo e Integração Psicossocial (AEIPS) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que, desde 1987, desenvolve programas e serviços de suporte a pessoas com doença mental, nos domínios da habitação, educação e emprego.
close
A Agência DNA Cascais – Cascais, um concelho empreendedor é uma associação sem fins lucrativos, constituída por tempo indeterminado.

A DNA Cascais tem como objetivo contribuir, por todos os meios adequados, para a promoção, incentivo e desenvolvimento do empreendedorismo em geral, com especial incidência para a promoção do empreendedorismo jovem e social no Concelho de Cascais.

close
O Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, com o nome da escritora portuguesa que se especializou em literatura infantil, para além da escola sede, é composto por mais seis escolas de 1º ciclo, três delas com salas de Jardim de Infância.

Em agosto do ano de 2012, a Escola sede pelo facto de ter integrado uma turma do curso profissional de Mecatrónica Automóvel, do 10º ano, mudou a sua tipologia, passando a designar-se por Escola Básica e Secundária Matilde Rosa Araújo.

close
O Agrupamento de Escolas de Alcabideche, constituído em 2003, é composto pela Escola Básica de Alcabideche – sede do agrupamento – e por mais sete escolas de 1º ciclo, duas delas Jardins de Infância.

O Agrupamento conta com duas Unidades de Ensino Estruturado do espectro do autismo, na Escola Básica Malangatana (1º ciclo) e na escola sede (2º e 3º ciclos). Para além das turmas de percurso normal, existem, na escola sede, turmas de percurso curricular alternativo e do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF).

close
O Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo tem como objetivos construir uma resposta educativa à medida das necessidades, expectativas e projetos dos alunos, pais e comunidade, promovendo aprendizagens de qualidade, ao nível da excelência, que contribuam para o desenvolvimento, a formação e a cultura dos alunos, de forma a tornarem-se confiantes e contribuírem de uma forma harmoniosa e responsável para a melhoria da qualidade de vida na sociedade da complexidade e da globalização.
close
O Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, com o nome do poeta árabe que viveu em Alcabideche e foi o Patrono do Agrupamento, para além da escola sede, é composto por mais quatro escolas básicas.

Agrupam-se, assim, nesta unidade orgânica, diversos estabelecimentos de ensino público que abarcam o exercício da docência de todos os ciclos de ensino não superior, desde o pré-escolar ao ensino secundário, incluindo ainda outras ofertas formativas. A escola sede do Agrupamento é a Escola Básica e Secundária Ibn Mucana (EBSIM).

close
A Alzheimer Portugal inaugurou em 2013 a Casa do Alecrim, o primeiro Lar da Associação, concebido exclusivamente para pessoas com demência, localizado na Alapraia, em Cascais.

A Casa do Alecrim tem como missão disponibilizar serviços individualizados e ajustados à realidade pessoal, familiar, social, psicossocial e situacional de cada pessoa com demência, promovendo condições e projetos de vida centrados no respeito da sua identidade e dignidade pessoal, em contexto domiciliário e equipamento ou em contexto de residência.

close
A Associação de Reabilitação e Integração Ajuda (ARIA) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, que trabalha com pessoas com problemas de saúde mental, em desvantagem psicossocial.

A ARIA tem como missão ajudar pessoas com problemas de saúde mental a adquirir os recursos necessários à sua reabilitação psicossocial e integração socioprofissional.

close
A Associação de Idosos de Santa Iria (A.I.S.I.) é uma instituição particular sem fins lucrativos, tendo sido fundada em 1991.

A A.I.S.I., tem por finalidade criar, promover e desenvolver atividades de carácter cultural, recreativo e social, aos seus associados.

close
A Associação de Respostas Educativas e Sociais à Comunidade (ARESC) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que presta apoio a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social da Freguesia de São Domingos de Rana.

Possui como valências o atendimento Social, que assegura o apoio alimentar com protocolos do Banco Alimentar, Zero Desperdício e doações de grandes superfícies e do comércio local, e o apoio Jurídico e atendimento Psicológico às famílias que acompanha e/ou encaminhadas por parceiros da Rede Social.

Tem uma loja social, a AlterNativa, que colmata a necessidade de roupas, calçados, brinquedos e utensílios de casa das famílias apoiadas.

close
A Associação Empresarial do Concelho de Cascais (AECC) é uma Associação cuja criação remonta a 1913 e que tem como objetivos desenvolver, dinamizar, promover e representar a atividade empresarial do concelho.

Os Associados têm ao seu dispor um conjunto de serviços prestados por técnicos qualificados, com grande utilidade para os seus negócios, além de acesso às vantagens concedidas através das parcerias celebradas.

close
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Alcabideche foi fundada em 1927. Tem várias atividades desportivas destinadas aos associados, um centro clínico, além de bar e restaurante.

O Corpo de Bombeiros serve uma população de 52.000 habitantes numa área geográfica de 39,72 km2, e presta uma média anual de 24.000 serviços nas áreas do socorro e transporte de doentes.

close
No âmbito da legislação em vigor e do Regulamento Interno do Corpo de Bombeiros Voluntários de Carcavelos e São Domingos de Rana aprovado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, a missão do corpo de bombeiros é: a prevenção e o combate a incêndios; o socorro às populações, em caso de incêndios, inundações, desabamentos e, de um modo geral, em todos os acidentes; o socorro a náufragos e buscas subaquáticas; o socorro e transporte de acidentados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar, no âmbito do sistema integrado de emergência médica; a emissão, nos termos da lei, de pareceres técnicos em matéria de prevenção e segurança contra riscos de incêndio e outros sinistros; a participação em outras actividades de protecção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que lhe forem cometidas; e o exercício de actividades de formação e sensibilização, com especial incidência para a prevenção do risco de incêndio e acidentes junto das populações.
close
A Associação Idosos e Deficientes do Penedo Pessoas em situação de Dependência é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, do concelho de Cascais, que emergiu da comunidade, como forma de resposta aos problemas sociais da população. A sua atuação visará sempre constituir um contributo enriquecedor para o desenvolvimento da comunidade onde está inserida, bem como uma via de dinamização da participação social responsável, reforçando o espírito de solidariedade.
close
A Associação Juvenil M.Jovens, sediada em Polima, realiza atividades com jovens há mais de 10 anos, sendo a mais conhecida o jogo de orientação Survival, que levou jovens da localidade a diversos locais nacionais. Atualmente, existem algumas ações a decorrer no bairro Cabeço de Mouro, nomeadamente a realização de apoio escolar às crianças deste bairro.
close
A Associação ReAgir procura ajudar pessoas em situação de sobre-endividamento e de fragilidade financeira a equilibrarem a sua vida, não só no plano da dívida, mas também e em primeiro lugar, do ponto de vista do equilíbrio pessoal e da estrutura da personalidade. Promove também a literacia financeira através de ações de formação em escolas, empresas, outras instituições sociais.
close
Criado em 2003, o CADIn – Neurodesenvolvimento e Inclusão é uma Instituição Particular de Solidariedade Social pioneira na sua intervenção pois foi o primeiro centro em Portugal dedicado ao tratamento e estudo das perturbações do neurodesenvolvimento, com uma abordagem multidisciplinar.

O CADIn tem como missão promover a integração na sociedade de crianças, jovens e adultos com perturbações de desenvolvimento.

close
Com 208.000 habitantes divididos por quatro freguesias, o concelho de Cascais é marcado por uma vivência cosmopolita/tradicional, que faz desta zona um dos destinos de férias mais procurados na Europa e não só. Mas a essência de Cascais é determinada pelos seus cidadãos, aqueles que habitam no concelho e que fazem dele o melhor sítio para viver.

A Câmara Municipal de Cascais é o órgão autárquico deste concelho e tem por missão definir e executar políticas tendo em vista a defesa dos interesses e satisfação das necessidades da população local.

O lema “Tudo começa nas pessoas” implica compreender as necessidades da população e ir ao seu encontro, promovendo o desenvolvimento de atividades ao longo de todo o ano nas diversas áreas: Desporto, Educação, Cultura, Família, Cidadania, Lazer, Intervenção Social e Promoção da Saúde, Emprego e Gestão do Território.

close
A rede Cáritas é constituída, em Portugal, por vinte Cáritas Diocesanas, unidas na Cáritas Portuguesa, e inúmeros grupos locais que atuam em proximidade, nas paróquias e comunidades.

A Cáritas em Portugal tem como missão o Desenvolvimento Humano integral e a defesa do bem-comum intervindo em ordem à transformação da sociedade. Através da animação da Pastoral Social, fomenta a partilha de bens e a assistência em situações de calamidade e emergência.

close
O Centro Social da Paróquia de N.ª S.ª da Conceição (CESPA) tem como missão servir a comunidade pela prestação de serviços de apoio às famílias, nomeadamente à criança e ao idoso, através de uma relação de proximidade.

Pretende-se promover o desenvolvimento integral da Pessoa na dignidade que lhe é inerente, segundo os princípios do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja, contribuindo para a construção de uma sociedade inclusiva.

close
O Centro Social Paroquial de S. Domingos de Rana (CSPSDR), criado em 1961, tem como missão promover e desenvolver atividades de Intervenção Social e Educativa na Comunidade da Paróquia de São Domingos de Rana contribuindo para a Dignidade e Respeito da Pessoa Humana.

Para além das respostas sociais para a população idosa e crianças dos 5 meses aos 15 anos de idade – Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Centro de Convívio; Creche, Pré-Escola e ATL – , o CSPSDR estabelece parcerias com outras entidades, o que permite diversificar a prestação de serviços: atividades de enriquecimento curricular, atividades de animação e apoio à família e ludobiblioteca, apoios pecuniários, ajudas técnicas, apoio nos medicamentos e fraldas, entre outros.

close
A Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais (CERCICA) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social para promover de forma sustentada e num contexto profissional de excelência, a qualidade de vida e a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e incapacidades, posicionando-se como parceiro estratégico e nuclear para as famílias, entidades públicas, empregadores e outros atores sociais.
close
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Cascais é uma instituição oficial não judiciárias com autonomia funcional que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.
close
O Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes (CRID) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos. Assente em três pilares fundamentais, Reabilitar, Ocupar e Integrar, disponibiliza, com prioridade para o cidadão com deficiência, respostas de âmbito social, da área da saúde, do empreendedorismo e desenvolve parcerias com diferentes entidades, públicas ou privadas, no sentido de transformar mentalidades e promover a inclusão social e a igualdade de direitos e oportunidades para todos os cidadãos.

Na área da saúde tem a funcionar o Centro de Medicina Física e de Reabilitação e fisioterapia em todas as suas valências. Tem acordos com Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), e está aberto à comunidade. Na área social tem um Centro de Atividades Ocupacionais para jovens adultos com deficiência; um Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

close
A Fundação AJU – Jerónimo Usera é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que desde 2001 acompanha 350 famílias no concelho de Cascais.

Tem como missão desenvolver ações e projetos através de um trabalho de proximidade, que contribuam ativamente para a promoção integral da pessoa humana e da família, atendendo em especial aos mais desfavorecidos e marginalizados da comunidade.

close
A Casa da Criança de Tires é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que trabalha para promover e proteger os direitos de todas as crianças, filhas de reclusas e crianças vítimas de qualquer tipo de mau trato, com vista à sua recuperação física e psicológica, acautelando todas as condições para a sua proteção e promoção da sua segurança, saúde, formação, educação, bem-estar e desenvolvimento.
close
A Fundação “O Século” foi criada em 1998, com o objetivo de prosseguir a obra social da antiga Colónia Balnear Infantil “O Século”, criada em 1927, por João Pereira da Rosa, o então diretor do Jornal “O Século”.

Tem como missão promover e contribuir para a criação de condições e oportunidades, que possibilitem não só o desenvolvimento sócio cultural de crianças, como a assistência social a idosos e pessoas menos favorecidas ou em risco social.

close
A Fundação Portuguesa para o Estudo, Prevenção e Tratamento da Toxicodependência (FPEPTT) é uma IPSS de utilidade pública sem fins de saúde, que se dedica às problemáticas de saúde mental e à prevenção, tratamento e reinserção da toxicodependência e alcoolismo.

Constituída por uma equipa técnica multidisciplinar com uma vasta experiência de intervenção nas áreas da Psicologia, Psiquiatria e Serviço Social, oferece um leque de serviços e programas de intervenção diversificados no âmbito da Prevenção, Reinserção Social, Terapia de Grupo e Individual (Terapia familiar, mediação familiar, terapia cognitivo-comportamental, Psicodrama e Animação socio-terapêutica).

close
A Fundação Salesianos é uma fundação de solidariedade social, instituída pela Província Portuguesa da Sociedade Salesiana – Corporação Missionária, com o objetivo de educar, formar, proteger e promover em especial as crianças e os jovens, segundo os princípios da Fé Católica, inerentes aos ensinamentos do fundador da Congregação Salesiana, S. João Bosco.

A Fundação Salesianos fomenta a educação para a cidadania, a paz, a justiça, o bem comum e a educação ambiental, enquanto suporte fundamental para o harmonioso desenvolvimento da criança e do jovem, bem como das suas famílias, coadjuvando os serviços públicos competentes e outras instituições particulares, em espírito de solidariedade humana, social e cristã.

close
A Horizonte – Cooperativa de Solidariedade Social e de Ensino, C.R.L enquadra-se nas seguintes atividades: atividades de cuidados para crianças, sem alojamento; produção de electricidade de origem eólica, geotérmica, solar e de origem; outras atividades de apoio social sem alojamento.
close
O IES-Social Business School é a primeira escola de negócios focada na Inovação e Empreendedorismo Social. É o ponto de partida para um caminho dedicado à inovação social na criação de soluções de negócio sustentáveis, oferecendo um portefólio de formação, investigação e consultoria que dá resposta a empreendedores sociais, organizações sociais, setor público, empresas, fundações e universidades, continuando a apostar na excelência e numa forte rede de parceiros para inspirar, formar, apoiar e ligar organizações e pessoas, de todos os setores de uma economia convergente.
close
O Instituto da Segurança Social, I. P. (ISS), é um instituto público de regime especial, nos termos da lei, integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio.

Foi criado em janeiro de 2001 com o objetivo de instituir um novo modelo de organização administrativa, aumentar a capacidade de gestão estratégica e implementar a coordenação nacional.

close
O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) é o serviço público de emprego nacional. Tem por missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas ativas de emprego, nomeadamente de formação profissional.

O Centro de Emprego de Cascais situa-se na Av. Valbom, 17 – 1º, 2750-508 Cascais.

O Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão situa-se na Rua Conde Barão Alcoitão, 2645-109 Alcabideche.

close
Em 2012, o Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) celebrou o seu cinquentenário. Foram cinquenta anos de desenvolvimento institucional que determinaram de forma decisiva a história, a afirmação e o reconhecimento da psicologia, das ciências do comportamento e da vida em Portugal.

Sendo uma da mais antigas instituições que integram a rede de ensino superior em Portugal, o ISPA contribuiu para elevar os padrões e a vocação universalista e multicultural do ensino superior no respeito pelos valores que distinguem e afirmam este projeto universitário.

close
Alcabideche é a maior freguesia do concelho de Cascais, com 39,77 km² de área e também uma das mais populosas com 42 162 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 1 060,1 hab/km².

De local rural de pequena economia transformou-se, nos últimos anos, num espaço socio-territorial multifuncional, reforçado com a construção da auto-estrada. O aparecimento das grandes superfícies comerciais e de serviços cria um eixo cosmopolita, no que eram os limites de Cascais.

close
Com cerca de 20 km2, S. Domingos de Rana é uma das quatro freguesias pertencentes ao Concelho de Cascais, a par de Alcabideche, União de Cascais e Estoril e União de Carcavelos e Parede.

A Freguesia de S. Domingos de Rana tem vindo a expandir-se demograficamente, de acordo com os Censos 2011, atingiu os 57 502 habitantes.

close
A Pressley Ridge é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que presta um conjunto de serviços para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, procurando mantê-los junto das suas famílias e nas suas comunidades.

Fundada em 1832 nos Estados Unidos da América, a Pressley Ridge promove programas inovadores nos estados de Delaware, Maryland, Ohio, Pensilvânia, Texas, Virginia, West Virginia e no distrito de Columbia. Internacionalmente, a Pressley Ridge está presente em Portugal e na Hungria.

close
A Rede Solidária Ibn Mucana, IPSS é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, constituída por pais e professores de todas as escolas do Agrupamento e ainda por funcionários, alunos e ex-alunos da escola sede.

Tem como objetivo suprir situações de carência alimentar em membros da comunidade escolar; apoiar a aquisição de utensílios médicos e medicamentos a quem deles careça; constituir um banco de materiais escolares, nomeadamente dos manuais adotados; e fomentar ações de empreendedorismo social.

close
A Rota Jovem é uma associação juvenil localizada em Cascais, que promove e apoia atividades com e para jovens desde 1992. Tem como missão a promoção da cidadania ativa junto da juventude, com o intuito de participar na construção de uma sociedade com cidadãos mais conscientes, socialmente comprometidos, participativos e criativos.

Com mais de 26 de anos de experiência, tem cerca de 1600 membros, a maior parte jovens entre os 16 e os 30 anos, que participam e dinamizam atividades em áreas tão diversas como a aprendizagem intercultural, a participação e o voluntariado, a Europa e os jovens, a mobilidade internacional, a consciência ambiental, desporto, entre outras.

close
A RUMO é uma Cooperativa de Solidariedade Social que procura promover a inclusão educativa, profissional e comunitária de pessoas em situação de desvantagem, na perspetiva do Movimento de Emprego Apoiado.

A RUMO nasceu em 1981 e conta já com um percurso de 34 anos de intervenção e trabalho junto e em conjunto com a comunidade e públicos aos quais se dirige.

close
A SEA – Agência de Empreendedores Sociais é uma organização sem fins lucrativos sob a forma jurídica de Cooperativa Multissetorial, desde 2007.

Tem como objetivos: criar soluções inovadoras e com elevado impacto social numa lógica de Economia Social e Solidária; potenciar o Empreendedorismo como uma via para a integração pelo económico de pessoas desempregadas; e promover estratégias de intervenção territorializadas e ajustadas, potenciando o capital endógeno de cada território.

close
A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), também conhecida por Conferências de São Vicente de Paulo ou Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos que se dedica, sob o influxo da justiça e da caridade, à realização de iniciativas destinadas a aliviar o sofrimento do próximo, em particular dos social e economicamente mais desfavorecidos, mediante o trabalho coordenado de seus membros.
close
A TESE – Associação para o Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento que cria e implementa respostas inovadoras que melhor promovem o desenvolvimento social, a igualdade de oportunidades e a qualidade de vida, criando parcerias com os setores público, privado e organizações da sociedade civil.

Com operação em Portugal e em países em desenvolvimento – nomeadamente Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe – atua através das metodologias de projeto de intervenção no terreno, consultoria e investigação.

close
Limontejo é o primeiro limoncello artesanal feito em Portugal, italiano di mamma, lusitano na alma. É feito com produtos nacionais, em particular com os limões de uma quinta de família no Alentejo e com a arte centenária de produção do limoncello italiano.

O objetivo do presente projeto é criar uma empresa inovadora que gere autoemprego e criação de postos de trabalhos em São Domingos de Rana, através da produção do primeiro limoncello português. Por isso, foi lançada a marca Limontejo.

Esperam chegar com sucesso ao mercado nacional e estrangeiro, certos da qualidade superior do produto e de uma proposta económica vantajosa.

close
A Pensamento Binário dedica-se a entregar capital intelectual em Tecnologias de Informação nas componentes de Infraestruturas Tecnológicas e Gestão de Projetos, através de parcerias com os principais integradores de Tecnologias de Informação a operarem em Portugal, para gerar valor em empresas das áreas da Banca, Telecomunicações ou Indústria e alcançar o sucesso em Projetos de grande dimensão ou complexidade.
close
close
close

O FatorC foi suscitado por um convite público da Câmara Municipal de Cascais que apelava à participação na elaboração de um programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) das entidades com interesse em desenvolver ações na área de empregabilidade, empreendedorismo, emprego, educação e formação, em Alcabideche e São Domingos de Rana.

Alcabideche e São Domingos de Rana, comparativamente às freguesias litorais de Cascais/Estoril e Carcavelos/Parede, apresentam indicadores socioeconómicos abaixo da média do concelho.
O Grupo de Ação Local (GAL), atualmente constituído por 45 entidades, realizou seis sessões de trabalho nas quais identificaram os principais problemas e a estratégia para a sua resolução.

O FatorC assume-se assim como o programa que visa contribuir para o aumento no número de pessoas empregadas e o número de jovens com percursos educativos e formativos completos, como forma a quebrar a reprodução do ciclo de pobreza.

O evento de lançamento decorreu a 29 de novembro de 2017, no DNA Cascais, e contou com a participação da maioria dos intervenientes no processo de candidatura do DLBC e de vários representantes da comunidade e do tecido empresarial.

A TESE é a entidade gestora do FatorC, eleita por unanimidade pelos membros constituintes do GAL.

Back To Top