FatorC

O FatorC é um programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) que visa estimular a coesão social e económica em Alcabideche e São Domingos de Rana.
O DLBC é um instrumento da União Europeia, enquadrado na Estratégia Europa 2020 e no Acordo de Parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia – Portugal 2020, e tem como premissa de base uma lógica de proximidade e coesão das comunidades.
Trata-se de uma abordagem centrada num território, que se pretende estreitamente ligada ao tecido social, económico e institucional de cada território, pretendendo promover o desenvolvimento, diversificação e competitividade da economia e a melhoria das condições de vida das populações.
Na prática, as entidades são convidadas a criar uma Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL), através da participação no Grupo de Ação Local (GAL), onde são adotadas e definidas medidas para estimular e desenvolver a economia, de forma a melhorar as condições de vida das populações no território intervencionado. Esta é a característica mais distintiva do DLBC.
Ao FatorC foi atribuído um fundo, proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo Social Europeu (FSE), para a execução da EDL. O FatorC é responsável pela gestão de 2.5M€ com o objetivo de responder às necessidades evidenciadas nas freguesias de Alcabideche e São Domingos de Rana, sob o compromisso de valorização dos recursos endógenos do território.
As necessidades evidenciadas resultaram na identificação de dois problemas:
A. Elevada taxa de desemprego da população
B. Percursos educativos e formativos incompletos que reproduzem desigualdades de oportunidades
Para aumentar o número de empregados e de jovens com percursos educativos e formativos completos definiu-se a EDL assente em três objetivos estratégicos:
1 . Promover iniciativas de mercado de base local que gerem emprego e autoemprego
– Apoiando projetos inovadores que apresentem modelos de negócio assentes nas vantagens competitivas de Alcabideche e São Domingos de Rana
2 . Contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades no acesso ao emprego
– Reforçando as condições de acesso a emprego e à criação do autoemprego de grupos vulneráveis
3 . Criar oportunidades que facilitem a transição dos jovens para a vida ativa
– Garantindo o desenvolvimento de competências transversais – mobilizadoras de conhecimento, capacidades e atitudes – junto dos jovens da comunidade escolar.
Enquanto rede mobilizadora de entidades no território, o FatorC promove uma cultura de aprendizagem e partilha de informação sistemática, visando o desenvolvimento sustentável do território.
Para esse efeito, o FatorC dinamiza e presta apoio técnico, numa abordagem integrada e em parceria com as entidades pertencentes ao GAL, orientando a sua atuação sempre para benefício da comunidade local e estimulando o emprego e o desenvolvimento de competências transversais nos jovens, como forma de quebrar a reprodução do ciclo de pobreza.

Conheça as 26 localidades que integram a área de intervenção do FatorC:
Alcabideche: Abuxarda, Adroana, Alcabideche, Alcoitão, Alvide, Amoreira, Atibá, Atrozela, Bairro da Cruz Vermelha, Bicesse, Cabreiro, Carrascal de Alvide e Manique.
São Domingos de Rana: Abóboda, Cabeço de Mouro, Caparide, Conceição da Abóboda, Matarraque, Matos Cheirinhos, Outeiro de Polima, Polima, São Domingos de Rana, Talaíde, Tires, Trajouce e Zambujal.

O GAL do FatorC é constituído por 56 entidades, com sede no concelho de Cascais.







































































































































https://www.facebook.com/cascaisfightcenter/















O FatorC foi suscitado por um convite público da Câmara Municipal de Cascais que apelava à participação na elaboração de um programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) das entidades com interesse em desenvolver ações na área de empregabilidade, empreendedorismo, emprego, educação e formação, em Alcabideche e São Domingos de Rana.
Alcabideche e São Domingos de Rana, comparativamente às freguesias litorais de Cascais/Estoril e Carcavelos/Parede, apresentam indicadores socioeconómicos abaixo da média do concelho.
O Grupo de Ação Local (GAL), na altura constituído por 45 entidades, realizou seis sessões de trabalho nas quais identificaram os principais problemas e a estratégia para a sua resolução.
O FatorC assume-se assim como o programa que visa contribuir para o aumento no número de pessoas empregadas e o número de jovens com percursos educativos e formativos completos, como forma a quebrar a reprodução do ciclo de pobreza.
O evento de lançamento decorreu a 29 de novembro de 2017, no DNA Cascais, e contou com a participação da maioria dos intervenientes no processo de candidatura do DLBC e de vários representantes da comunidade e do tecido empresarial.
A TESE é a entidade gestora do FatorC, eleita por unanimidade pelos membros constituintes do GAL.