Skip to content

Aconteceu | Evento 2 anos FatorC

O Evento 2 Anos FatorC, decorreu no passado dia 29 de novembro no Auditório de São Vicente, em Alcabideche e contou com a participação de cerca de 100 pessoas.

Foi uma manhã de partilha, em que se pretendeu dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo FatorC entre 2017 e 2019, e ao mesmo tempo, refletir e debater a intervenção em Alcabideche e São Domingos de Rana, chamando para a discussão os próprios beneficiários, entidades parceiras, oradores convidados e a comunidade em geral.

A sessão de abertura foi presidida pelo Diretor Municipal de Coesão e Capacitação Social, Miguel Arrobas, Presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, José Filipe Ribeiro, e a Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Maria Fernanda Gonçalves.

Posteriormente foram apresentados os principais resultados atingidos no âmbito da estratégia de desenvolvimento local do FatorC, desde a sua implementação, em 2017, pela Joana Mendonça, da TESE – Associação para o Desenvolvimento.

Seguiram-se dois painéis, com partilha de experiências e boas práticas por parte de beneficiários das linhas de financiamento lançadas pelo FatorC, nomeadamente do SI2E e Up2YOUth 1ª edição.

Após o intervalo, 4 dos 14 projetos Up2YOUth que foram aprovados na 2ª edição deste programa, tiveram oportunidade de apresentar os seus projetos explicando de que modo os mesmos irão permitir o desenvolvimento de competências transversais nos jovens.

O painel Importância da base comunitária em iniciativas de desenvolvimento local, permitiu refletir e debater os principais desafios, impacto e recomendações no âmbito da implementação dos DLBC. O debate foi moderado por Pedro Teixeira Santos, docente convidado na Nova School of Business and Economics e teve como oradoras: Isabel Quaresma, representante da CCDR-LVT; Márcia Mendes, Diretora executiva da A2S (DLBC rural e costeiro) e Arq.ª Isabel Pinto Gonçalves, enquanto representante do FatorC, DLBC urbano.

A sessão de encerramento foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras e Vice-Presidente da TESE, José Murta Rosa.

Em nome da equipa FatorC, agradecemos a todos os que participaram no evento e sobretudo a quem, ao longo destes 2 anos, nos tem acompanhado nesta caminhada. O FatorC continua a contar convosco em 2020!

Back To Top