Skip to content

Educação Digital na Expo Cascais 2019

O debate sobre Educação Digital, promovido pelo FatorC, decorreu na Expo Cascais – Montra de Empreendedorismo, Juventude e Inovação, no passado dia 13 de setembro.

A sessão abriu com a apresentação das conclusões dos Seminários Áreas de negócio com potencial de sucesso e Alcabideche e São Domingos de Rana, entre as quais a Educação, a Hotelaria, a Aeronáutica, a Saúde, o Empreendedorismo & Inovação.

A Educação, nomeadamente a digital, é referida não apenas como uma potencial área a investir no território, mas sobretudo como área transversal e crucial para o desenvolvimento de todas as outras. Com este mote, Pedro Teixeira Santos, docente convidado na Nova School of Business and Economics, introduziu os oradores e moderou a restante sessão convidando cada um a apresentar a sua perspetiva sobre a importância da educação digital nos respetivos contextos.

O Sr. Vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida, frisou a importância da literacia digital para transformação do concelho, nomeadamente nas freguesias de Alcabideche e São Domingos de Rana, e referiu as transformações que têm ocorrido e as medidas que têm sido implementadas no município de Cascais nos últimos anos.

O Dr. João Medeiros, representante da Comissão Europeia, sublinhou a importância de dar resposta ao problema da falta de competências digitais da população portuguesa e apresentou dados relativos à posição de Portugal comparativamente aos outros países da Europa em matéria de literacia digital.

Professora no Agrupamento de Escolas da Cidadela, a professora Mafalda Lapa, partilhou a sua experiência enquanto promotora da introdução de medidas e ferramentas na escola que permitem aos alunos desenvolver as suas competências digitais, referindo que os jovens de hoje têm necessidades e características muito diferentes dos jovens de há 10 anos.

Domingos Guimarães, cofundador da Academia de Código, contou como esta empresa de impacto social tem contribuído, através dos cursos de programação, para a integração de adultos no mercado de trabalho, permitindo simultaneamente responder às necessidades crescentes do mercado na procura por competências digitais.

A sessão encerrou com as questões do público e sobretudo com a vontade de continuar a debater um tema que assume uma relevância crescente na nossa sociedade global.

Back To Top