Projetos Up 2 YOUth proporcionam experiências únicas e marcantes este verão
Dos dez projetos Up 2 YOUth aprovados, quatro foram implementados este verão, com o apoio da Junta de Freguesia de Alcabideche, Junta de Freguesia de São Domingos de Rana e Câmara Municipal de Cascais, e os resultados estão à vista!
📌 EM ALCABIDECHE – Os sonhos começam no bairro da Adroana
O Adroana em Férias decorreu de 3 a 17 de Julho e proporcionou ao longo destes 11 dias atividades lúdicas para crianças e jovens residentes no bairro da Adroana, envolvendo-as na dinâmica do bairro e na dinamização de atividades, como se pode ler na página do Facebook da Ludoteca da Adroana, entidade parceira do projeto: “As atividades lúdicas, pensadas e planeadas com base nas opiniões e sugestões das crianças e jovens que frequentam diariamente a Ludoteca da Adroana, concretizaram ‘sonhos’ e serviram de base para esta alucinante e divertida viagem.”
O Programa contemplou atividades a acontecer no bairro: atelier de expressões plásticas, construção, culinária e artes performativas; e visitas ao exterior: hippotrip, arborismo, surf e bounce. “Ainda hoje as crianças e jovens falam das experiências e os pais agradecem a oportunidade que os filhos tiveram em participar”, revelou Fábio Anjos, mentor do projeto e colaborador da Ludoteca da Adroana.
Menos de cinco minutos de caminhada separam a Ludoteca da Adroana do Mistic Barber, a primeira barbearia do bairro da Adroana, implementada em parceria com a Associação Socio-Cultural Cultursol.
Esta barbearia solidária surgiu com o objetivo de proporcionar cortes de cabelo gratuitos a crianças e jovens residentes no bairro da Adroana, de modo a aumentar a sua autoestima. Juvenilson “Dico” Andrade, colaborador da Cultursol e mentor do projeto, constatou que seria “uma oportunidade boa para as crianças aqui do bairro, visto que aqui no raio de 2 km [se não estou em erro] não há nenhum barbeiro. Os que existem são muito concorridos, ou seja, o tempo de espera é muito longo. Para além do mais, há um custo. E esse custo é muito pesado para os pais, tanto que eles acabam por cortar mais na fase em que os miúdos estão na escola e não durante as férias.”
Após ter concluído o curso de formação profissional de barbeiro, Marco Príncipe deparou-se com algumas dificuldades em encontrar trabalho na área, mas nunca desistiu desta sua vocação e abriu as portas do Mistic Barber este verão. Fez mais de 100 cortes de cabelo gratuitos, revelando que: “Não estava habituado a este fluxo de pessoas, mas acho que melhorei em certos aspetos.”
O Marco e o Mistic Barber prometem não ficar por aqui: “Vou continuar o projeto porque já me candidatei a uma loja, aqui no bairro da Adroana, e vou continuar! Com o mesmo nome e o mesmo logótipo.”
📌 EM SÃO DOMINGOS DE RANA – Criatividade, interconexão e desenvolvimento pessoal
Em São Domingos de Rana, o RANArt possibilitou a recuperação do muro junto ao mercado da freguesia, em parceria com a Associação Somos Torre. A intervenção artística, que decorreu entre 15 e 17 de agosto, ficou a cargo de nomes consagrados, como Mário Belém e Ivo “Smile” Santos, e talentos emergentes da arte urbana nacional.
Ao longo dos três dias, foi possível assistir à transformação do espaço, que mobilizou jovens de vários bairros sociais do concelho de Cascais. “Tentámos trazer arte aos mais desfavorecidos, aproximar mais os bairros sociais, fazer com que a arte urbana fosse relevante em aspetos sociais, onde normalmente era vista como vandalismo”, esclareceu Rafael “One K” Lyrio, participante e artista envolvido no projeto.
Partindo de uma pesquisa sobre o passado de São Domingos de Rana e os aspetos mais influentes da freguesia, o muro exibe agora imagens com história, que podem ser apreciadas diariamente por quem ali passa.
Fonte: Junta de Freguesia de São Domingos de Rana
Longe do centro urbano de São Domingos de Rana, a atividade residencial interCONECTA aconteceu no Seminário Torre d’Águilha, de 23 a 25 de agosto. “É um projeto residencial porque apela ao lado mais íntimo dos participantes, o lado das emoções, e implica trazer coisas que estão guardadas há muito tempo. Então, achámos importante passarmos mais tempo juntos”, esclareceu Madalena Carvalho, participante do projeto e estagiária na Associação Juvenil Rota Jovem, entidade parceira.
O interCONECTA proporcionou a 12 jovens, entre os 15 e os 25 anos, a oportunidade de experimentarem “várias atividades relacionadas com dança, expressão corporal, outras mais introspetivas, em que os participantes analisaram as várias áreas da vida, o que está a correr bem e o que está a correr mal, e que estratégias podem ter para melhorar os diferentes campos da vida”, explicou Madalena.
Os jovens foram convidados a saírem da sua zona de conforto, a identificarem e expressarem emoções e a adquirirem mais consciência de quem são e do que pretendem fazer no futuro, cultivando a criatividade e imaginação.
BREVEMENTE…
📌 EM ALCABIDECHE – Workshop Histórias em Vinhetas, de 2 a 6 de setembro
Entre técnicas de desenho e de montagem de uma Banda Desenhada, os participantes poderão aprender algumas curiosidades sobre a freguesia de Alcabideche.
O workshop Histórias em Vinhetas será dinamizado por Duarte Freitas, em parceira com a Rota Jovem.
Sabe mais sobre os próximos projetos Up 2 YOUth: #MakeFolcloreLiveAgain; Apanhados do Clima; Festival de Outono – Magusto em Polima; Lado a lado gerações cruzadas – Os avós voltaram à Escola; #Vive o teu Futuro