“O SI2E tem tido procura e tem potencial para ser bem sucedido” – Márcia Mendes
Assume que não esperavam uma oportunidade de financiamento como o Sistema de Apoio ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E) mas, Márcia Mendes, Diretora Executiva do Grupo de Ação Local da Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia (A2S), acha que vai ser mais uma oportunidade para a região.
“Os apoios financeiros SI2E foram bem acolhidos junto da comunidade local, nomeadamente por estar inserido no âmbito do DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária – um instrumento de financiamento no âmbito do Portugal 2020 aplicado pela primeira vez à área metropolitana de Lisboa”, refere.
Márcia Mendes assume que existem algumas restrições aos projetos a financiar: “As áreas a apoiar foram definidas de acordo com a estratégia de ação local da A2S”, acrescentando que no âmbito do SI2E serão apoiados projetos relacionados com a atividade agrícola; com a produção e transformação de produtos locais; turismo; inovação; inclusão social e património e acrescenta que “o valor de financiamento por projeto (100.000€) é também um entrave à apresentação de mais candidaturas, nomeadamente na área do turismo, onde o valor é insuficiente para certos projetos”.
Não obstante as restrições, até ao momento foram submetidas 18 candidaturas ao SI2E, o que deixa a diretora contente, apesar de o período de candidatura ainda estar a decorrer.
“Até ao dia de fecho, 30 de novembro, estamos a contar receber mais candidaturas”, esclarecendo ainda que “a maioria das projetos apresentados são da área do turismo e com maior incidência nas candidaturas monofundo, nomeadamente ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)”.
Nas ações de divulgação realizadas, mais precisamente sessões de esclarecimento e participação em reuniões e eventos, a diretora da A2S encontrou um bom acolhimento e vários potenciais candidatos ao SI2E.
“Acho que o SI2E tem tudo para ser um sucesso, considerando a potencialidade da procura com que nos deparamos. Recebemos bastantes telefonemas, alguns de zonas distantes da nossa área de atuação, o que revela o interesse no SI2E”, finaliza.
A A2S tem como fim a promoção do desenvolvimento económico, social e cultural da região saloia e das suas populações, em especial das zonas rurais e costeiras, com vista à redução de assimetrias sociais e locais.